sexta-feira, 22 de junho de 2012

Twiggy Lawson


       Descoberta pelo fotógrafo Justin de Villeneuve, que resolveu investir em Lesley Hornby, mas conhecida como Twiggy, considerada a primeira top model do mundo.  
        Com sua imagem quase andrógina, super magra, pequena, com cabelos loiros muito curtos e imensos olhos realçados com camadas de rímel e cílios postiços contrapunha ao padrão de beleza feminina dos anos 50, de mulheres encantadoras e sensuais como Marilyn Monroe.
       Sua breve carreira de modelo teve fim em 1969, Twiggy deixou as passarelas e capas de revistas para tentar as profissões de atriz e cantora. Participou de espetáculos da Broadway, de programas de televisão e gravou vários discos. Também lançou três autobiografias, nenhuma delas lançadas no Brasil.



                


       Twiggy emprestou nome e rosto para bonecas, jogos, canetas, cílios postiços, cabides, meias e até máscaras. Lançou a moda da mini blusa e vários cortes de cabelos e penteados. Tudo que Twiggy usava era maravilhoso e rapidamente absorvido pelo público, sem questionamento. A maquiagem da modelo, que ressaltava os olhos e os grandes cílios, também virou febre entre os jovens da época. O culto à modelo era inegável ao ponto de ela criar sua própria marca. 
        Twiggy também sofreu com as críticas. Sua imagem andrógena e muita magra foi amplamente discutida e acusada de promover um ideal de corpo e comportamento não saudável para as mulheres. Outro motivo de críticas em cima da carreira de Twiggy foi o fato dela ter surgido numa época em que adolescente ainda não era um mercado consumidor promissor. Como uma menina tão nova poderia ser ícone de moda?!
Mais recentemente Twiggy se posicionou contra a magreza excessiva das modelos. Alegou que seu corpo magro era natural para uma adolescente e que a magreza era herança de família.













Curiosidades: 
       Twiggy começou a fotografar aos 16 anos, com 17 anos já contabilizava fãs até no Japão e ostentava no currículo poses para grandes nomes da fotografia, como Melvin Sokolsky, Richard Avedon e Bert Stern. 
       No livro Modelo- O mundo feio das mulheres lindas, do jornalista Michael Gross (Objetiva, 1996) ela declarou: "Eu costumava ser uma coisa. Agora sou uma pessoa." O que da a entender que não sente falta da sua época de modelo.


           





por: Camila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário